A loja é de CDs, DVDs e livros. Um pequeno livro em uma prateleira promete brindar-me com o significado e a origem dos nomes. Abro-o a esmo. Na página, leio: SIMONE – do hebraico – aquela que ouve. A bebida dessa fonte oculta não me deixa ébria. Simone não é decididamente “aquela que ouve”, pois que, no caso, quem ouve sou eu.
E ouço o que traduz perfeita parceria. Não nessa loja, mas em outra, de prazeres gratuitos. Meu amigo Tuca Zamagna (Desinformação Seletiva) presenteia-me com material belíssimo sobre Simone Guimarães e Cândidos, seu novo CD, que traz melodias e harmonias sofisticadas em voz que vem de Santa Rosa de Viterbo. Sim, ela, Simone, paulista de voz belíssima, junto a ele, Isaac Cândido, cantor e compositor cearense.
Deliciou-me, no material recebido, a música Com nome de amor*. Tanto vento... tanto verbo... (ai, e tanta dor inconjugável!) inspiraram-me a imaginar como noticiaria a turnê de lançamento do CD, que inclui shows em São Paulo (07/12), Ribeirão Preto (09/12), Brasília (15/12) e Rio de Janeiro (21 e 22/12).
Confesso, entretanto: a música embargou-me a imaginação. Agora sou apenas ouvidos. Mas estendo à visão o prazer do que me foi enviado. Eis Simone Guimarães pelas lentes de Romeu Antunes:
De resto, eu, que pouco sei sobre os mistérios da linguagem objetiva, deixo o convite aos amantes da boa música brasileira:
- para os shows (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=163678),
- para mais informações sobre Simone (http://www.mpbnet.com.br/musicos/simone.guimaraes/index.html),
- para conferir um pouquinho mais dessa frutífera parceria (http://www.youtube.com/watch?v=bu3iVyCueZk).
(*) Essa música ficou "fora" do CD, mas está no vídeo citado acima.
O máximo, Márcia!
ResponderExcluirVocê sempre escolhe bem o tema dentro do tema, garimpa a pedra mais preciosa e a lapida com maestria. É, sem sombra de dúvidas e sem dúvida de sombras, a minha cronista predileta na blogosfera. Coisa de mineira que, antes mesmo de aprenderr as primeiras letras, já saía pelo nosso quintal à beira-mar (o Espírito Santo) a catar as sememtes que o "velho Braga" semeou.
Obrigadíssimo, querida. A Simone e o Isaac vão adorar, pode ter certeza. E o Romeu vai sair correndo pelas ladeiras de Santa Rosa, a ganir e abanar o rabinho!!! Coisa que eu não estou fazendo, em volta aqui da lagoa, porque minha coluna tá na TPM e, principalmente, porque sou cotó.
Beijos,
P.S.: Tato Antunes, irmão do Romeu, acaba de me ligar. Nosso fotógrafo foi recolhido pela carrocinha.
Bela apresentação em palavras!!!! Seu texto faz a gente já ouvir um pouco a suavidade da voz de Simone.bjo Rita
ResponderExcluirMárcia,
ResponderExcluirTua crônica é tão bonita que mesmo que a música da Simone não fosse boa eu iria ouvir.
Beijo.
Quem tem que agradecer sou eu, Tuca!
ResponderExcluirUm Natal "com nome de amor" não é pra qualquer catadora de sementes!...
Rita, Ritinha querida
Que a suavidade da voz de Simone embale os nossos sonhos! Nós, tão precisadas de ilusão!...
Então, Ricardo, que seja para ouvir sempre! Beijos
Já é a segunda postagem que leio sobre a cantora. Assim vou acabar investigando pra conferir o gosto dos meus amigos virtuais e não ficar por fora dos comentários ou boiar diante da felicidade deles.
ResponderExcluirQue bom, Paulo Laurindo!
ResponderExcluirConfira!
Você vai se apaixonar!
Olá Marcia,
ResponderExcluirVim parar aqui no seu cantinho através do nosso amigo Tuca do ilustríssimo blog DS.
Adorei a postagem sobre Cândidos! vê-se que você, assim como eu, se apaixonou pelo lindo trabalho de Simone. É impossível ficar imune a tanto talento não é mesmo?
Parabéns, querida! já dá para ver que você é uma cronista de mão cheia!
Adorei seu cantinho também, de muito bom gosto. Com certeza irei voltar mais vezes.
Abraços cândidos pra você.
Gi.
Mais um ano cheio de poesia
ResponderExcluirAlgumas tristezas, muitas alegrias
Versos e prosas encantando nossas vidas
E a certeza de que as amizades preciosas
Elevam a alma, erguem o nosso dia a dia.
Que o Natal seja lindo para você e os seus
E que 2011 seja um ano de muita Paz, Saúde e Felicidade.
Agradeço profundamente pelo companheirismo
e pelo constante apoio e carinho para com as minhas letras.
Feliz Natal e Um Super 2011 para você.
Renato Baptista
Márcia, querida amiga.
ResponderExcluirVenho para ratificar meus votos de que o ano novo seja repleto de realizações para você. E continue com a força de tuas crônicas e tua poesia.
Feliz 2011, querida!
Beijo,
Ricardo.
Fico esperando, esperando... e nada do seu blog sair lá de baixo no meu blogroll, Márcia. Imagino que você, como boa mineira, tenha escapado para um descanso (merecido) à beira-mar.
ResponderExcluirSe assim for, maravilha. Se não, que as festas estejam te consumindo todo o tempo, com a animação tranqüila que rola no interior mineiro.
Que o Ano Novo lhe traga de volta a mil por hora, com suas crônicas deliciosas, âs quais já me viciei. A melhor coisa que meu blog me deu foi, sem dúvida, a oportunidade de conhecer pessoas especiais como você.
Um beijão
Então tenho vontade de conhecer a voz de Simone;o)
ResponderExcluir***
Todos os meus votos para que o Ano 2011 lhe traga tudo que é melhor na vida****
HBC HDTV:
ResponderExcluirConvidamos você cara leitora, que goste de ler e apreciar um bom conteúdo, onde se encontram tudo sobre: Celebridades, Televisão, Futebol, Coisas Bizarras, Novelas, vídeos de música, pegadinhas e desenhos antigos e atuais, séries e muito mais.
Contamos com a sua audiência ! Pois um Blog como o HBC HD merece grandes Leitoras como você. Nos visite e seja nossa seguidora você não vai se arrepender !
Ao nos seguir, retribuiremos da mesma forma, seguindo o seu blog, que é de muito bom gosto.
Ass: HBC HD. www.hbchdtv.blogspot.com