http://coxixo.com.br/fotos-unhas-decoradas/fotos-unhas-decoradas-11/
É sábado e fui ao salão de beleza. É sábado e pintei as unhas. Unhas decoradas que se fizeram chamativas demais para alguém que, como eu, se acostumara à introversão. É sábado e pensei em, mais à noite, sair. O telefone tocou. Sua voz abatida, porém, conteve em mim qualquer ímpeto para a felicidade. Descobri, sem nenhum entusiasmo (que, para isso, pupila alguma se dilata ou se ilumina), a tristeza da distância na hora do sol poente.
É possível retroceder? E eu poderia reiniciar minha escrita. É sábado e fui ao salão de beleza. É sábado e pintei as unhas. Unhas decoradas que se fizeram chamativas demais para alguém que... Enfim, é sábado e pensei em sair mais à noite. O telefone tocou, como a adivinhar minha intenção. O convite. Não um convite qualquer, mas aquele pelo qual eu ansiava.
O telefone realmente tocou. Foi, no entanto, só mais um engano. Como acontecem enganos nas tardes de sábado! Eu mesma enganei-me ao concordar com a sugestão da manicure para esmaltar as unhas daquela forma. Não era meu estilo; eu sabia. Todavia, lembrando-me de um texto que lera recentemente sugerindo pequenas mudanças no cotidiano, avidamente aceitei: sim! Depois, tudo pareceria sem propósito. E eu nem queria atender ao telefone...
Sábado. E, embora eu tivesse pintando as unhas de maneira ousada, o telefone não tocava... Ainda que eu vigiasse o aparelho ou sutilmente disfarçasse indo fazer qualquer coisa na cozinha, nem que fosse abrir a geladeira pela décima primeira vez em menos de um quarto de hora. Ainda que eu me distraísse olhando para as pontas enfeitadas dos dedos e pensando que vestido combinaria mais. Ainda que eu devorasse por dentro toda a ansiedade e colocasse no rosto o sorriso exultante daquela manicure que olhava minhas unhas tal qual Michelangelo a sua Capela Sistina. Ainda...
Rabisco todos os minutos desta tarde e todas as linhas anteriores. Reiniciarei minha escrita. É sábado. O telefone tocou. Contendo qualquer outro ímpeto, avidamente aceitei: sim! Muito mais que exultante, coloquei no rosto o sorriso de quem nem precisa mais sair à noite. Não é mesmo o estilo de alguém que, como eu, se acostumara à introversão. Abri a porta. É sábado. Mas não pintei as unhas.
Levantou-me um sorriso. É isto aí. A vida é qual um conto ou pintura: pensando bem, sempre é possível editar, retocar, dar uma melhorada aqui e ali. Afinal, uma boa história, sobretudo, deve ser essencial.
ResponderExcluirÉ sempre bom o telefone tocar quando é
ResponderExcluirpara algo agradável.
Obrigada pelo seu registo no meu blogue.
Será um prazer.
Vamo-nos encontrando.
Um beijinho/Irene
Bingo. Um conto dos bons, Márcia. Como diz Cortázar, uma história tem que repercutir no leitor para despertar nele essa diferença que nos torna capazes de viver o que o outro viveu.
ResponderExcluirBeijo
Uauu!!!!
ResponderExcluirUma obra de ARTE nas mãos.
Muito belo.
Adorei
Não pintou as unhas e nem veio aqui. E eu fiquei sem a prosa de minha amiga sobre os dias de férias...Mas, te li e gostei muito dessa introspecção em registro. bjo. Rita
ResponderExcluirOlá, Paulo.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar seu sorriso!
Visita nova! Sinta-se em casa, Irene.
Dade, amei seu comentário. Senti-me lisonjeada! Beijo.
Pois é, Malu. O cotidiano é repleto de obras de arte. Um beijo!
Ritinha, introspecção e reclusão, tão próprias de mim! Saudade.
Sabe que eu acho o sábado, o melhor dia da semana?
ResponderExcluirLegal por aqui. Gostei como escreves.
Sábado fascinante! Estava com saudade de teus escritos, minha querida. Tuas crônicas fazem um bem danado.
ResponderExcluirBeijo,
Ricardo.
Oi, Ricardo
ResponderExcluirEu já estava até preocupada com minha falta de ânimo, mas escrever e coçar é só começar...
Um beijo
Obrigada, Fred!
ResponderExcluirSeja sempre bem-vindo (independentemente do dia da semana)!
Um abraço.
Despite any hesitation, I love the nails! Gives me an idea, myself.
ResponderExcluirAnd thank you for your kindness on my blog, stop by for a waffle anytime! :)
Maravilhoso!
ResponderExcluirMas no final fiquei curiosa se vc pintou ou não a unha! heheheh
Beijo
teacher... you are the best!!! Adoro ler seu blog!
ResponderExcluirrenata
Olá Márcia, suas crônicas são lindas. Você é muito talentosa. Beijo.
ResponderExcluirObrigada, querida! Beijo.
Excluir